Como medir/mensurar as ações de marketing digital?

Mensurar as ações de marketing digital vai muito além da produção de um relatório, ou da compreensão dos resultados de uma campanha. Em um cenário com tantas informações em praticamente todas as etapas de uma campanha, a mensuração de métricas é parte essencial para replanejar, adaptar, otimizar e repensar as estratégias, reduzindo custos e trazendo […]

Mensurar as ações de marketing digital vai muito além da produção de um relatório, ou da compreensão dos resultados de uma campanha. Em um cenário com tantas informações em praticamente todas as etapas de uma campanha, a mensuração de métricas é parte essencial para replanejar, adaptar, otimizar e repensar as estratégias, reduzindo custos e trazendo […]

Mensurar as ações de marketing digital vai muito além da produção de um relatório, ou da compreensão dos resultados de uma campanha. Em um cenário com tantas informações em praticamente todas as etapas de uma campanha, a mensuração de métricas é parte essencial para replanejar, adaptar, otimizar e repensar as estratégias, reduzindo custos e trazendo mais resultados.

Confira este artigo explicando o básico sobre como mensurar as ações de marketing digital com os indicadores mais importantes para a maior parte das campanhas:

O vasto mundo das métricas e a seleção ideal para seu negócio

Quando falamos em métricas no marketing digital, abrimos porta para um mundo quase infinito de dados. Por isso, é importante focar nos aspectos mais relevantes para a sua campanha.

Uma empresa que busca cadastros de leads, por exemplo, precisa estar bastante atenta às taxas de conversão de cada etapa do processo. Já uma empresa que oferece um mini-curso grátis para a venda de outro precisa estar atenta a coisas como o tempo de permanência dos usuários em uma página.

O ponto é: objetivos distintos geram necessidades distintas. As métricas sugeridas a seguir são as mais utilizadas na maioria das situações, mas não necessariamente são as mais importantes para a sua empresa. Utilize-as como uma sugestão, mas lembre-se de adaptar ao contexto ideal de cada campanha!

Conversão para leads

A grande maioria de campanhas de marketing digital atual é baseada na obtenção de leads. Por isso, é natural que a primeira métrica que vem à mente é: quantos visitantes, em média, eu preciso para gerar um lead?

Esse é um valor base para mensurar as ações de marketing digital de forma mais complexa, envolvendo custos, retorno e possibilidades de investimento.

Custo por lead e Leads por canal

Sabendo quantos leads você obtém, é possível mensurar quanto você gastou no total. A razão de investimento total dividido por total de leads resulta no Custo por Lead, ou seja, quanto custa para a obtenção de cada um destes cadastros.

Junto a isso, é possível individualizar cada canal de obtenção de leads. Isso permite avaliar o custo por lead em cada rede social, cada landing page e cada esforço para captação. Dessa forma, é possível selecionar apenas aqueles que geram mais resultado, e otimizar os que ainda não estão satisfatórios.

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

O custo de aquisição por cliente é a mensuração de quanto você gasta, em média, para gerar uma compra. Imagine que você gasta R$ 1 por lead, e a cada 10 leads, um se converte em comprador do produto. Isso significa que você tem um CAC de R$ 10!

Lifetime Value

Lifetime Value é o “lado oposto” ao CAC. É uma estimativa média de quanto cada cliente gera em compras para a empresa após realizar a primeira aquisição. Na prática, uma boa campanha gera clientes com o maior Lifetime Value possível, pelo menor CAC que conseguir.

ROI – Retorno sobre o investimento

Retorno sobre o Investimento, o famoso ROI, pode ser definido como a razão do Lifetime Value pelo CAC. Em outras palavras, é quanto é gerado para cada real investido na campanha, em média. Obviamente, existem várias formas de calcular o ROI, de acordo com a maneira de mensurar as ações de marketing digital.

 

Na prática, todas essas métricas são importantes, mas é necessário saber analisar corretamente e, sobretudo, aplicar as otimizações que gerarão um maior retorno. Por isso, é sempre importante contar com profissionais especializados no assunto!

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