O que é Inbound Marketing? E porque esse método é útil ao seu negócio

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Você já conhece o termo Inbound Marketing? De tempos em tempos o marketing cria novas formas de ser relevante para o consumidor, é verdade que os fundamentos são praticamente os mesmos do que já conhecemos: A importância dos 4ps, o Posicionamento da Marca, a Satisfação e Fidelização de nossos clientes, dentre outros. Mas o fato é que nós como pessoas passamos por mudanças, criamos novos hábitos e comportamentos com a abundância de informações que temos disponível nos dias de hoje, desta forma, o “novo marketing” também busca se adequar a essas mudanças.

“À medida que o ritmo de mudança acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade”

Philip Kotler

O Inbound Marketing não tem uma tradução literal para o português nem uma definição obrigatória, muitos o chamam de marketing de “atração”, nós buscamos definir o Inbound Marketing como a criação e compartilhamento de conteúdo autoral, voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento duradouro

Brian Halligan sócio/fundador da Hubspot ficou conhecido como o precursor da metodologia Inbound Marketing, que tem como base o marketing de permissão, conceito esse criado por Seth Godin em seu livro “ Permission Marketing” de 1999, é desta obra que se originou todo o principío do Inbound Marketing.

De forma introdutória buscamos explicar de forma sucinta os princípios do Inbound Marketing, entenda melhor a sua importância para os dias de hoje:

O “velho” e o “novo” Marketing

Num oceano de informações que temos disponível atualmente, é preciso ser relevante para conquistar a atenção do seu público, o velho marketing ou “Outbound Marketing” nos bombardeia constantemente com milhares de informações, e tem como principio o Marketing de Interrupção, que são ações que interrompe sua atenção para que seja apresentada outra ação. Para ser mais claro você já se pegou numa situação em que você quer assistir um vídeo na internet e quando vai iniciar o vídeo carrega um outro com a propaganda daquele produto que você nunca usaria? Ou outra situação como, os minutos finais de um filme que você está vendo pela TV e é interrompido para passar aquele comercial irritante, o mínimo que você faz é mudar de canal, não é?

O Inbound Marketing ou “Novo Marketing” busca romper esses paradigmas, sabendo que as pessoas estão cansadas de tanta informação, o método Inbound busca entender as “dores”(problemas) do seu público e apresentar as soluções através de conteúdos relevantes disponível na internet e nos diversos canais que ela proporciona(falaremos disso adiante), através do Marketing de Permissão que é toda ação de marketing onde há a permissão do consumidor para o envio de uma ação, onde seu público fornece seus dados para receber conteúdo relevante e se relacionar com a empresa/marca.

“O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção”.

Seth Godin

Fazendo uma breve explicação, imagina que você queira comprar um colchão, você irá fazer uma pesquisa pela internet, encontrar o site de uma empresa especializada em vendas de colchões, no site terá um blog explicando as diferenças de cada um, terá um formulário para que sejam inseridos dados como email e nome completo para envio de dicas sobre “o benefícios de se ter um sono saudável”, dentre outros assuntos que você acreditara ser relevante para esse problema que você está buscando uma solução (compra de um colchão). Já passou por esse tipo de situação alguma vez? Isso é a jornada de compra do consumidor, muito importante para o Inbound Marketing, mas que será tema para um próximo post.

O passo a passo do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing tem 5 etapas para sua execução ser eficaz, são elas:

Atração – Processo de atrair seu público para os canais da empresa (sites, blogs, mídias sociais) sincronizando ferramentas como: palavras chave, post patrocinado, SEO (otimização de site) dentre outros.

Conversão – É o processo quando seu público faz o cadastro em um de seus canais, de forma permissiva, através de pagina de captura (landing page), formulário para contato , a partir disso ele se torna um Lead (oportunidade de negócio)

Relacionamento – A partir de quando ele se torna um lead, utilizam-se meios como: email-marketing, mídias sociais, post segmentado para tornar o lead em um lead qualificado (mais propenso a ser um cliente).

Vendas – É o momento do “sucesso” da campanha, a partir das etapas percorridas pelo seu público, a abordagem para a venda será mais assertiva com base em todas as informações relevantes que o seu público obteve.

Análise – Etapa que faz parte do todo, ou seja, é mensurado todo o resultado em cada etapa da metodologia, onde deve ser avaliado e ajustado quando necessário, dando clareza do que funciona e o que está dando retorno (ROI retorno sobre investimento).

 Funil para inbound marketing

 

 

E porque o o Inbound Marketing é útil ao seu negócio? São muitos os benefícios, vamos citar alguns deles:

Oportunidade de Negócio

Criando conteúdo útil e relevante para seu público, seu negócio se torna autoridade no assunto e em seu segmento, o seu público passa a se educar melhor sobre o assunto em questão, sua marca/seu negócio se relaciona melhor com seu lead criando uma empatia com a marca, e a partir do lead qualificado a taxa de conversão de suas vendas será maior.

Perfomance

Atualmente qual é o retorno do investimento das suas ações de marketing? Quantos clientes estão sendo gerado daqueles 1.000 folhetos produzidos nessa semana? O seu VT de 30 segundos que está no ar e que o mapa de mídia abocanhou uma fatia significativa da sua verba será que não está sendo substituído simplesmente pelo “zap zap” do controle remoto? O Outdoor que está naquela avenida de grande fluxo, tem uma boa visibilidade a noite? O transito não está em ritmo acelerado na região onde está o Outdoor? No Outbound Marketing ou “velho marketing” a atenção é dispersa, o conteúdo muitas vezes não é relevante e o pior é intrusivo, além de que o retorno é sempre uma incerteza e não há dados nenhum de que funciona.

Custo

O Inbound Marketing custa 62% mais barato que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) de 275%. Diante da economia atual, a nova estratégia é imprescindível para as empresas, segundo 92% dos profissionais de marketing.

 

Seu Negócio já está preparado para o “Novo Marketing”? Quer saber como o Inbound Marketing pode ser aplicado ao seu negócio, entre em contato  e tenha todo o suporte da Agência Z+ para aplicação do Marketing de Resultado para seu negócio.