O que é lead? Por que isso é importante para sua empresa?

Se você já leu um pouco sobre marketing digital e as principais estratégias existentes no meio, certamente já ouviu falar em lead. Fala-se com muita frequência na importância da obtenção de leads, nos custos de aquisição, nutrição e qualificação. Tudo isso, é claro, é relevante, mas de nada adianta para quem ainda não se familiarizou […]

Se você já leu um pouco sobre marketing digital e as principais estratégias existentes no meio, certamente já ouviu falar em lead. Fala-se com muita frequência na importância da obtenção de leads, nos custos de aquisição, nutrição e qualificação. Tudo isso, é claro, é relevante, mas de nada adianta para quem ainda não se familiarizou […]

Se você já leu um pouco sobre marketing digital e as principais estratégias existentes no meio, certamente já ouviu falar em lead. Fala-se com muita frequência na importância da obtenção de leads, nos custos de aquisição, nutrição e qualificação.

Tudo isso, é claro, é relevante, mas de nada adianta para quem ainda não se familiarizou com o conceito e com suas características básicas. Por isso preparamos um guia sobre tudo que você precisa saber para entender a importância de um lead, desde os conceitos mais básicos, até as formas de transforma-lo em clientes para a sua empresa.

O que é um lead?

No mundo do marketing digital, um lead é um visitante que realizou alguma interação induzida por você, estabelecendo um contato direto. Um exemplo muito simples de lead é o visitante que entra em um site e cadastra o e-mail para receber newsletters de uma empresa. Esse usuário se tornou um lead.

Quando uma campanha de marketing tem um lead, ela pode trabalhar com as expectativas, informar, entender seus desejos e gerar engajamento. O objetivo disso tudo é desenvolver uma relação que se converta em vendas.

Gerenciamento de leads

Agora que você já sabe o que é um lead, é importante entender o processo que converte esse usuário em um cliente para a sua empresa. Existem vários modelos de “funil de vendas”, que se adaptam à estratégia de cada empresa. De forma geral, no entanto, todos eles seguem algumas etapas:

Atrair com qualidade

O primeiro passo para captar um lead é, obviamente, a atração. Isso significa trazer visitantes que tenham interesse em potencial, estimulando-os a fazerem um cadastro, ou interagirem de uma certa maneira.

Por isso, não basta simplesmente colocar a maior quantidade possível de visitantes no site: é importante focar em grupos que tenham um perfil potencialmente interessante para o seu objetivo.

Normalmente, a melhor ideia é saber determinar o público para o qual você quer direcionar a campanha. Falar a linguagem deste público, tratar das necessidades específicas dele. Isso gera valor para o usuário, criando uma relação que estimula a interação.

Nutrir de forma eficiente

Depois de atrair, é necessário dar um motivo para o lead ficar. No marketing digital, esse processo é chamado de nutrição de leads. Trata-se de oferecer algo que seja verdadeiramente interessante para eles. Pode ser com conteúdo, um brinde simples e, até mesmo, interação direta ao responder dúvidas.

Esse processo de nutrição gera valor para sua marca, tornando-a uma referência no assunto em questão. Essa referência gera confiança do potencial cliente em você, que aumenta suas chances como a principal opção na hora de comprar o produto ou serviço.

De lead a cliente

À medida em que um lead interage com a sua estratégia, é possível qualificar tais ações e medir as chances de realizar uma venda. Em outras palavras, a importância da geração de leads é poder acompanhar o desenvolvimento daquela oportunidade, oferecendo algo relevante para aumentar as chances de conversão em venda!

Qual a importância de analisar e replanejar a gestão de leads?

Assim como praticamente tudo em marketing digital, a gestão de leads não é uma atividade única e imutável. Cada etapa e cada usuário geram dados valiosos a serem analisados e utilizados na otimização da campanha.

Por isso, além de oportunidades de venda, um lead gera informação importante para vender de forma mais eficiente. Uma agência especializada em marketing digital é capaz de transformar essas informações em resultados cada vez mais poderosos para a sua empresa.

Clique aqui para receber o contato de um de nossos consultores e saber mais sobre marketing digital e como utilizar essas técnicas para gerar mais vendas para a sua empresa!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *